Organizada pela Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul, a live “Manicômio nunca mais” acontece nesta sexta-feira, 14/05, às 19h, e conta com o apoio do CRPRS, que fará a transmissão em sua página do Facebook.
A atividade é alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18/05, movimento instituído pela luta de profissionais da saúde, pessoas atendidas e familiares, por um tratamento mais humano aos usuários do Sistema de Saúde Mental. A principal meta do movimento é o fim de todas as instituições manicomiais e asilares, na busca por investimento em serviços substitutivos de meio aberto, que amparem tanto o usuário como sua família.
Durante a live, as/os convidas/os falarão sobre a importância de se continuar defendendo a Luta Antimanicomial, mesmo nos dias de hoje.
Confira as/os convidadas/os:
- Elizabete Bertele – Coordenadora do Curso de Serviço Social e do Curso de Especialização em Saúde Mental Coletiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, atualmente, funcionária pública da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul.
- Márcia Fernanda de Mello Mendes – Mentaleira, sanitarista e professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Doutoranda em Antropologia e Psicologia.
- Roque Jr. – Membro Fórum Gaúcho de Saúde Mental, membro da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA), membro da Comissão de Saúde Mental, do Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul e escritor.
- Débora Kieling Pavan – Estudante de Psicologia da UCS e coordenadora geral do DAPSIL João Nery 2021.